Seja por uma questão económica ou ambiental, são formas de transporte que têm ganho uma adesão crescente. No entanto, muitos condutores ainda se questionam sobre quais os benefícios de adquirir veículos elétricos.
Se ainda está a ponderar avançar nesta decisão, este artigo é para si. Hoje, trazemos as principais questões respondidas para o ajudar a tomar uma decisão.
1. Um veículo elétrico é a melhor opção para mim?
Não há uma resposta certa. Tudo depende de vários fatores como o estilo de condução, o tipo de percursos, disponibilidade de postos de carregamento, entre outros.
2. Posso ir de férias no meu veículo elétrico?
Sim, pode. De facto, uma bateria demora mais tempo do que reabastecer um veículo tradicional e, por isso, requer mais planeamento. No entanto, isso não deve ser um impedimento. Existem. Inclusive, aplicações que lhe dizem onde estão localizados todos os pontos de carregamento públicos em Portugal.
3. Os veículos elétricos são mesmo mais sustentáveis?
Sim. Os veículos elétricos alimentados por eletricidade com a intensidade de carbono mais elevada da Europa, emitem menos gases com efeito de estufa do que um veículo a gasóleo. Além disso, as emissões de CO2 dos veículos elétricos, em todo o ciclo de vida, são mais reduzidas.
4. Posso carregar um veículo elétrico em casa?
À partida sim, mas isso depende do tipo de edifício e se a casa é sua ou arrendada. Para a maior parte das pessoas que possui casa própria e tem acesso a estacionamento privado é possível instalar um carregador doméstico.
5. Quanto tempo demora um veículo elétrico a carregar?
Em média, o carregamento doméstico demora até 4 horas, sendo menos demorado com um carregador rápido.
6. Posso utilizar o meu cartão de carregamento onde quiser?
A maioria dos cartões de carregamento já aceita quase todos os carregadores. O cartão Shell Recharge, por exemplo, aceita agora mais de 300 000 carregadores na Europa. No entanto, certas redes podem ainda não ser aceites pelo seu cartão de carregamento. Se planear a sua viagem antecipadamente, pode sempre procurar na aplicação/website os carregadores aceites pelo operador do cartão de carregamento.
Esperamos que as suas principais dúvidas tenham sido esclarecidas!
FONTE: LeasePlan